Centro de Clínicas

Centro de Clínicas e

Especialidades Odontológicas

Ver procedimentos

Centro de Clínicas

Especializações

e Cursos de Extensão

Nossos cursos
POST

O que é Harmonização Orofacial e quem pode fazer?

Harmonização é uma palavra que caiu na boca e no gosto dos brasileiros, mas você sabe o que é, e quem pode ou deve fazer esse tipo de procedimento? A harmonização orofacial e a harmonização facial tratam do mesmo assunto, sendo o último conceito, mais abrangente que o primeiro. 

A palavra harmonia transmite várias sensações, como bem-estar, equilíbrio, autoestima, segurança, beleza e até leveza. A odontologia estética ou a harmonização orofacial é uma área ainda recente que tem ganhado espaço no sorriso de muita gente.

Harmonização Orofacial

A harmonização orofacial é um tipo de tratamento que busca equilibrar as questões funcionais com a estética da face. Ela é conhecida como um conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar, integrar a estética do rosto (lábios, funções musculares faciais e marcas de expressão facial) como a boca (dentes e gengiva). Por meio dos procedimentos e técnicas específicas, o cirurgião dentista corrige algumas imperfeições que acabam afetando o resultado estético do sorriso. A aplicação de toxina botulínica, o famoso “botox”, é uma das principais técnicas utilizadas na harmonização orofacial.

Homens e mulheres podem fazer o procedimento de harmonização orofacial. A mulher busca tratar mais a região malar (bochecha) e fazer o efeito “blush”, que consiste em uma depressão formada do malar e da mandíbula (mandíbula bem delimitada com ângulo tendendo ao reto). Já os homens procuram por uma mandíbula bem marcada com ângulo tendendo ao reto e nariz proporcional e retilíneo.

Métodos

Diversas técnicas podem ser utilizadas nessa área, veja a seguir alguns dos métodos mais utilizados:

  1. Aplicação de botox: a aplicação do botox ou toxina botulínica é uma das principais técnicas utilizadas na harmonização orofacial. Esse é um procedimento pouco invasivo, dá mais firmeza para a pele, seguro e o paciente corre poucos riscos. Mesmo sendo um procedimento estético seguro, o paciente deve buscar um cirurgião dentista capacitado e especializado em procedimentos de harmonização da face, pois por meio deste, o cirurgião corrige imperfeições como rugas, sorriso gengival, posição da sobrancelha e até o lifting da face. Tudo isso permite que o sorriso e a face fiquem mais harmônicos e simétricos, promovendo assim, ótimos resultados estéticos.
  2. Bichectomia: esse é um procedimento que retira a gordura de bichat, que fica localizada nas bochechas e deixa muita gente incomodada. O procedimento traz mais harmonia entre o rosto e o sorriso, afinando mais a face. Trata-se de um procedimento cirúrgico e envolve alguns riscos ao paciente. Uma avaliação deve ser realizada com cautela por um cirurgião dentista especializado.
  3. Ácido hialurônico: mais uma técnica que faz parte da harmonização orofacial é a aplicação do ácido hialurônico. Esse ácido é usado para diminuir o chamado “bigode chinês” e diminuir o contorno e o volume dos lábios. Ele tem como finalidade também harmonizar a face e o sorriso, corrigindo algumas imperfeições. A aplicação do ácido lembra a do botox e, da mesma forma,  pode trazer excelentes resultados para o paciente.
  4. Ácido deoxicólico: outra técnica muita conhecida. Ele é utilizado para reduzir a papada. A aplicação também promove ótimos resultados, deixando o sorriso mais harmônico com a face.

Agora que você entendeu mais sobre o que é a harmonização facial e como ela pode auxiliar na sua saúde e harmonização da face, divida com seus amigos/conhecidos e compartilhe nas redes sociais.

Outras publicações

1
Olá, seja bem vindo ao Cenceodonto!
Em que podemos te ajudar?